Planejamento financeiro: defina seu estilo de vida

Você certamente tem acompanhado os desdobramentos sobre a Reforma da Previdência. São milhares de brasileiros que estão inseguros com o futuro e, diga-se de passagem, com razão. A preocupação com a previdência social se dá devido ao fato de o brasileiro não se preparar para a aposentadoria.

Um estudo recente realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), revelou que 59% admitem não ter nenhum preparo financeiro para se aposentar. Essa matemática se resume em: a cada 10 brasileiros, 6 não se preparam.

 Você, podemos afirmar, é um privilegiado por contar com a previdência complementar fechada proporcionada pela Visão Prev. Claro que este passo importante já foi dado por você, mas é preciso daqui para frente.

Organizar-se para ter uma aposentadoria mais tranquila é uma necessidade. Entretanto, o seu padrão de vida mudará acarretando em algumas mudanças financeiras. Por isso, pegue papel e caneta e faça uma análise de seus gastos, definindo seu novo estilo vida. Feito isso, avalie certas despesas, se são substituíveis ou passíveis de cortes. Esse é o momento em que se deve mensurar como você quer viver ao longo da sua aposentadoria. Esbanjar ou ser contido? Vá com calma e viva um dia de cada vez. Lembre-se: tudo o que você precisa é manter o controle.

Após avaliar a sua situação financeira, pense em uma reserva de emergência. O educador e terapeuta financeiro da DSOP, Reinaldo Domingos, compartilhou uma fórmula criada por ele:

“Para que não se tenha risco de o dinheiro acabar uma hora, o “número” deve ser de, no mínimo, o dobro do padrão de vida. Assim, a pessoa saca 50% do que é ganho com os juros mensais dessa aplicação, para viver da forma que planejou, e guarda o restante como reserva, que irá se acumular e continuar trazendo rendimento.”

Saiba que poupar dinheiro é garantir qualidade de vida no futuro. Sem dúvidas, é isso que você e sua família merecem: uma vida financeira sossegada.

Assista ao educador financeiro Reinaldo Domingos falando mais sobre este assunto: