9,4 milhões de jovens estão inadimplentes no país, diz Serasa

A faixa etária dos jovens foi a que mais cresceu – devido principalmente ao maior desemprego

Levantamento feito pela Serasa Experian aponta que 9,4 milhões de jovens (de 18 a 25 anos) estão com dívidas atrasadas no país. Essa parcela representa 15,7% dos mais de 60 milhões de pessoas que estão inadimplentes. 

O principal motivo apontado é o aumento do desemprego neste grupo, que ficou em 24,1% no primeiro trimestre, representando alta de 6,5 pontos percentuais na desocupação em relação ao mesmo período do ano passado. A alta dos juros e a falta de experiência em lidar com o crédito também entram nos motivos que apontam para o crescimento da inadimplência, dizem os economistas da Serasa, em nota divulgada à imprensa.

Outros grupos

A faixa dos 41 aos 50 anos ainda representa a maior fatia entre os endividados, com 19,1%, mesma proporção apresentada em dezembro. Entre os grupos que aumentaram a participação no ranking de endividamento estão os mais experientes: pessoas entre 51 e 60 anos passaram de 12,7% para 12,8% dos inadimplentes e aqueles com mais de 61 anos representam hoje 12,5% dos “negativados”, ante 12,4% apontados num estudo anterior

Fonte: Estadão Conteúdo

Tags: dívidas economia economia na prática inadimplência jovens organização financeira

Veja mais