O objetivo principal de um fundo de pensão é administrar a poupança previdenciária dos participantes e pagar benefícios. Sendo assim, é o seu futuro que está em pauta quando se trata da gestão do fundo que administra seu plano de benefícios.
Controlar como está sendo feita a gestão de um fundo é tarefa de diferentes atores. A começar pela própria entidade, que deve ter os seus mecanismos de controles internos e de gerenciamento de riscos, tanto em relação ao patrimônio acumulado, quanto em relação às obrigações do plano para com o participante. Além disso, a legislação exige que as entidades contratem auditores independentes, com a finalidade de atestar se as demonstrações contábeis refletem a real situação patrimonial dos planos.
Há ainda a atuação do Conselho Fiscal, a quem cabe examinar e emitir pareceres sobre as demonstrações contábeis e informar ao Conselho Deliberativo sobre as eventuais irregularidades. Já o Poder Público, deve atuar na regulação e fiscalização, determinando padrões mínimos de segurança econômico-financeira e atuarial para os planos de benefícios.
E o participante, qual o seu papel? Participar, controlar, acompanhar, monitorar. Quanto maior a atuação dos participantes, melhor será o controle e a transparência da entidade.
A atuação do participante na gestão de seu plano pode acontecer de várias maneiras. Uma delas é por meio de sua participação ativa, acompanhando as notícias sobre a entidade na mídia, acessando o site da instituição, lendo o Relatório Anual, participando das eleições para composição dos conselhos, acompanhando a atuação dos conselheiros eleitos, monitorando o seu saldo de contas e a rentabilidade dos investimentos, bem como entrando em contato para fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sempre que necessário.
Faça o teste
Você é um participante bem informado sobre seu fundo de pensão? Responda às perguntas abaixo e teste a sua atuação.
- Você conhece as regras de funcionamento do plano (Estatuto, Regulamento)?
- Já leu a política de investimentos do seu plano?
- Sabe onde estão aplicados os recursos dos planos?
- Acompanha a rentabilidade dos investimentos?
- Já consultou o Relatório Anual?
- Sabe como verificar o seu saldo de contas?
Caso as respostas tenham sido negativas, o melhor a fazer é começar ainda hoje a mudança. Acesse o site do seu plano de previdência e mãos à obra!
*Os conteúdos deste portal têm caráter informativo e são produzidos pela empresa Engrenagem Virtual; não refletem necessariamente uma recomendação da Entidade.