Alie a boa leitura à educação financeira! Confira as sugestões

Para administrar bem o orçamento, vale reunir o maior número possível de informações sobre o assunto

A gente não estuda para conseguir um bom emprego, para aprender a tocar um instrumento ou fazer trabalhos manuais, como a costura ou a pintura? Pois para administrar bem o orçamento, conseguir poupar e viver com mais qualidade, também vale reunir o maior número possível de informações sobre o assunto. E você nem precisa frequentar aulas para isso – embora já existam cursos de educação financeira por aí. Basta pegar um bom livro para ler nas suas horas vagas. Gostou da ideia? Confira a lista de sugestões do especialista em finanças Maurício Galhardo, da Praxis Business. E tire proveito!

Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice, de Marilia Cardoso (Primavera Editorial)

Todos os seres humanos, independentemente de credo, etnia, gênero ou classe social, dependem do dinheiro para viver. O livro discute essa relação que temos com os nossos ganhos e ensina a administrar bem os recursos, até que isso torne-se um hábito. A ideia é ensinar os leitores a planejar melhor a sua vida financeira no dia a dia e não só quando a situação econômica começa a apertar.

Finanças Pessoais – Uma questão de qualidade de vida, de Maurício Galhardo (Editora Totalidade)
A obra ajuda os leitores a administrar suas finanças pessoais, passo a passo, sem complicações. Traz dicas práticas para conseguir fazer um bom planejamento financeiro, deixar a conta no azul e conseguir bons resultados com o dinheiro que se tem – qualquer que seja a quantia – ao final de cada mês.

Aprenda a investir – Saiba onde e como aplicar seu dinheiro, de Leandro Martins (Editora Atlas)
Neste livro, o autor dá dicas de como economizar e compartilha noções básicas de economia e investimentos. Quem lê aprende a aplicar o dinheiro com segurança, de acordo com o que tem em mãos e os objetivos que deseja alcançar. Agora, se você já aplica pelo menos uma parte do que ganha, a obra também pode ajudar a melhorar o rendimento dos seus investimentos. Tem até dicas para especular ações na Bolsa, para os mais entendidos no assunto.

Vamos falar de dinheiro?, de Conrado Navarro (Editora Novatec)
O livro responde às principais dúvidas que as pessoas têm sobre dinheiro: como se livrar das dívidas e começar a poupar? Qualquer um pode ficar rico? É possível ter independência financeira mesmo ganhando pouco? E assim por diante. Por isso, se você não entende nada sobre economia, a obra é um bom ponto de partida.

Pai Rico Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter (Editora Campus)
A leitura é indicada principalmente para aqueles que querem ensinar as crianças, desde cedo, a controlarem o dinheiro, para não serem controlados por ele no futuro. É o seu caso? Então, corra para a livraria mais próxima e garanta seu exemplar!

Tags: dica de leitura educação educação financeira finanças planejamento financeiro

Veja mais