Aplicativos ajudam a economizar no combustível

Desenvolvidos para ajudar usuário a encontrar postos mais próximos e combustíveis mais baratos, aplicativos se tornam aliados na economia

Quem anda de carro sabe o quanto o combustível pode pesar nas contas do mês. Para aliviar um pouco esse custo, alguns sites e aplicativos reúnem indicações de postos com os melhores preços, levando em conta, inclusive, a localização do cliente. “Ter a rota certa para chegar rapidamente ao posto que oferece os melhores preços pode evitar que o consumidor desperdice combustível em busca de ofertas”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste – Associação de Consumidores, instituição que oferece, gratuitamente, uma dessas ferramentas.

“O aplicativo Proteste Postos mostra o custo benefício entre valor e distância, dado que também deve ser avaliado na hora de fazer a conta. Já para carros flex (que podem usar tanto álcool quanto gasolina), vale comparar o valor de cada um desses combustíveis”, recomenda Maria Inês. Conheça, a seguir, esse e outros aplicativos:

Proteste Postos
O aplicativo é gratuito e está disponível para Android. Ele mostra qual posto de combustível oferece os melhores preços na região em que o usuário está. Com ele, você não precisa mais ficar rodando à toa e desperdiçando combustível em busca da gasolina, álcool, diesel ou gás natural mais barato. Além disso, dá para calcular a autonomia de seu veículo de acordo com o combustível utilizado, armazenar quais estabelecimentos mais gosta e indicar, pelo Facebook, os que recomenda aos colegas.

Econoflex
Esse é para quem tem veículo flex, que roda com álcool ou gasolina. O aplicativo ajuda a descobrir qual combustível é mais vantajoso no momento, fazendo um cálculo que leva em consideração que o rendimento da gasolina é 30% maior que o do álcool. A ferramenta está disponível no Google Play e na Apple Store gratuitamente, sendo compatível com Android 1.6.

Gasoleta
Também foi desenvolvido para auxiliar os donos de carros flex, já que o aplicativo calcula a melhor opção para o abastecimento, considerando o valor do combustível e o consumo médio do veículo flex. Para tirar proveito da ferramenta, basta informar o consumo do carro com cada combustível e o aplicativo mostra a melhor opção. Aplicativo gratuito disponível para Android

Gazo
É um aplicativo de celular que indica o combustível mais barato perto da residência do consumidor. Em apenas um clique, ele disponibiliza a lista de postos da região que oferece os melhores preços. A ferramenta já está disponível para Android e IOS.

Meu combustível
É um portal em que você pode consultar o valor cobrado pelos postos de gasolina  próximos à sua localização no momento. Ele funciona de forma bem simples: basta indicar o lugar em que pretende abastecer e os estabelecimentos aparecem no mapa.

Consumo

Além das funções que possibilitam comparar preços e distâncias entre os postos, esse aplicativo permite cadastrar os postos de gasolina que visita com maior frequência. É possível também anotar de forma detalhada os percursos conduzidos (estrada/cidade), uso de ar-condicionado e abastecimentos parciais. Na versão Pro do app, o usuário pode usar a ferramenta no iPad e tem acesso a gráficos de consumo e perfil de condução. Disponível na Apple Store para iOS 7.0 ou superior.

 

Tags: aplicativos carro consumo Econoflex Gasoleta Maria Inês Dolci Meu Combustível orçamento Proteste Postos

Veja mais