Aplicativos auxiliam a comparação de preços

Com eles, é possível analisar preços de lojas físicas sem sair de casa

Você gostou de um produto, deseja comprá-lo e, para isso, faz uma pesquisa na internet, em sites de comparativos de preços. Esse é o processo habitual de muitos consumidores que compram pela web. Porém, são os aplicativos para celular, que fazem comparações de valores praticados em lojas físicas, que prometem mudar o comportamento dos usuários.

Um estudo realizado pela empresa de pesquisa de mercado TNS mostrou que as pessoas que usam aplicativos para pesquisar preços estão satisfeitas com o resultado: 63% afirmam ter economizado na compra e 35% gastaram menos tempo para fazer a pesquisa.

“Já tive o relato de um aplicativo que foi usado durante a negociação com o gerente de uma loja de eletrodomésticos, para a compra de uma geladeira. O cliente levantou na hora um preço menor em uma loja concorrente e conseguiu o mesmo desconto”, afirma Mauro Calil, educador financeiro e diretor da Academia do Dinheiro.

Para o professor de Administração Marcelo Correia, da Universidade Anhembi Morumbi, o mais interessante desses aplicativos é, justamente, o poder de barganha que eles conferem ao consumidor. “A máxima de que tempo é dinheiro nunca esteve tão em voga. A tecnologia dinamiza a compra e colabora no orçamento doméstico”, atesta. Confira, abaixo, seis aplicativos que podem fazer a diferença no seu bolso:

Meener: você está na rua e quer saber qual loja mais próxima tem o menor preço. É aí que o Meener entra em ação. Totalmente brasileiro, está disponível para sistema operacional iOS.

Bondfaro: esse aplicativo permite levantar o preço da concorrência escaneando o código de barras de um produto por meio do seu celular ou tablet. Baixe para Android e iOS .

BoaDica: se sua necessidade for encontrar produtos de informática, esse é o aplicativo. O app faz a busca de preços e oferece a melhor rota para chegar ao estabelecimento que você escolheu. Por enquanto, cobre apenas o estado do Rio de Janeiro, mas os desenvolvedores prometem ampliar a cobertura em breve. Disponível no Google Play e na Apple Store.

Gazo: indica em que posto você pode encontrar o combustível mais barato de sua região e o melhor trajeto para chegar até lá. Com esse aplicativo, você ainda consegue cadastrar seus postos favoritos e verificar o preço do combustível praticado em cada um deles. Baixe para Android e iOS.

TripAdvisor: mais conhecido como um portal de relatos de viajantes, o TripAdvisor também tem um aplicativo que compara preços de restaurantes. Faça o download no Google Play e na Apple Store.

Buscapé: apesar de não ser um app exclusivo para lojas físicas (ele também faz comparações no e-commerce), tê-lo na palma da mão também é vantajoso. Você pode negociar um preço com base nos valores praticados também na web, ganhando mais poder de barganha. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Tags: aplicativo celular compras descontos

Veja mais