Assessoria financeira para milionários

Manter o patrimônio está entre os objetivos dos grandes detentores de fortunas

Tem gente que pensa que é fácil se manter milionário, contudo, não é bem assim, com um investimento errado, tudo pode ir por água abaixo. Por isso, existem agências especializadas em atender milionários com patrimônio a partir de R$ 10.000 milhões de reais. Essas empresas apontam as melhores opções de investimento e planejamento de vida financeira.

Uma das empresas que oferece esse serviço é a XP Private e funciona assim: um milionário procura essa assessoria e inicialmente o profissional analisa o patrimônio e como é o estilo de vida da pessoa. Diante desse cenário é possível criar um planejamento que leve em conta os impostos e o que o cliente deseja.

Outra empresa consolidada no mercado é a Veedha Investimentos, essa é formada por ex-funcionários de grandes instituições financeiras brasileiras. O serviço é similar ao da XP Private, depois de um estudo do cliente, são apresentadas opções de carteiras de investimento, de acordo com o perfil de cada um.

Os profissionais explicam que é importante diversificar os investimentos, o que vai contra as crenças de algumas pessoas que ainda são conservadores na hora de investir. Contudo, para os milionários há uma vantagem maior, eles têm aplicação mínima maior em alguns fundos específicos.

Para os investidores moderados, a carteira sugerida engloba 45% do patrimônio investido em renda fixa pós-fixada, 30% em fundos multimercado, 15% em renda fixa atrelada à inflação, 7,5% em bolsa no Brasil e 2,5% em bolsa no exterior. Espera-se que o retorno dessa carteira seja de 135% no CDI.

Novos milionários

Já pensou em ficar rico da noite para o dia? Parece até propaganda, mas é a realidade dos sortudos da mega sena. E apesar da surpresa boa, demora-se um tempo para “digerir” e o primeiro passo é, geralmente, gastar. Nesse caso, a Caixa Econômica Federal oferece uma assessoria financeira.

No momento que o ganhador se apresenta em uma agência da CAIXA para retirar o prêmio, o gerente que o atende já faz a indicação para um Planejador Financeiro CFP. O auxílio financeiro consiste em identificar as necessidades do cliente e faz um plano personalizado para cada um.

A grande prioridade definida pelos planejadores é quitar dívidas e financiamentos, depois encontrar os investimentos certos, e por último, a realização de sonhos.

Eles também têm medo

Um dos motivos que levam os milionários a procurarem um serviço de assessoria de investimentos é o medo na hora de investir. Uma pesquisa da consultoria americana Spectrem Group chamado “Financial Attitudes and Concerns” revelou quais são esses medos desses investidores que têm patrimônio entre 1 milhão de dólares e 5 milhões de dólares ao escolher uma aplicação financeira. Confira os principais:

Principais fatores levados em consideração ao investir

Porcentagem

Nível de risco associado aos investimentos

91%

Diversidade de investimentos

89%

Reputação das empresas nas quais investem

82%

Incidência de taxas e impostos sobre as aplicações

80%

Histórico do investimento

75%

Responsabilidade social associada à aplicação

29%

A assessoria financeira pode ser a responsável por sanar essas preocupações e mostrar o melhor caminho a ser seguido, seja ele para manter ou aumentar as fortunas dos milionários.