Celular: bom recurso para compras e pagamentos

Pagar boletos e fazer comprar nunca foi tão fácil

A tecnologia está simplificando todas as tarefas do cotidiano. E promete uma nova revolução para o setor do comércio e de serviços bancários: nova onda é o uso do smartphone ou tablet para pagamento de boletos e até para fazer compras em lojas e restaurantes. Isso porque estão surgindo diversos aplicativos destinados a aparelhos móveis, que tornam o pagamento ainda mais rápido e fácil.

Para o economista Everton Lopes, coordenador da Comissão de Educação Financeira do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul, exercer maior controle sobre os gastos e as compras é a principal vantagem do uso desses aplicativos. “Se você se lembra de última hora de uma conta que vence no dia, pode pagar de onde estiver”, diz Lopes. Mais uma ajuda para ter as contas em dia e não pagar juros.

Por outro lado, a segurança é um item que deve ser observado com atenção, especialmente por quem está começando a usar o serviço. “Veja se o seu aplicativo está funcionando corretamente e confira regularmente sua conta”, aconselha Lopes.

Uma desvantagem desse serviço pode ser a qualidade do sinal. Mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) garante que já está adotando medidas para melhorar a qualidade da conexão. Um exemplo é o lançamento do aplicativo Serviço Móvel (disponível para smartphones que rodam Android) - que mostrará a qualidade do sinal de celular oferecido pelas operadoras de telecomunicações nas cidades brasileiras e estabelecerá um ranking. Com o serviço, a expectativa da agência reguladora é que a comparação entre as operadoras melhore o serviço prestado por essas empresas. 


Conheça alguns dos aplicativos que prometem facilitar a vida na hora de pagar compras e contas:

Google Wallet – serviço que viabiliza o envio e recebimento de dinheiro on-line, pelo Gmail.

PayPal – permite enviar pagamentos on-line instantaneamente, usando o cartão de crédito.

Apple Pay  -  transforma o smartphone numa “carteira eletrônica”, em substituição ao cartão de crédito. Basta aproximar o aparelho de um terminal de pagamento e usar o sensor biométrico (o Touch ID) para autorizar a transação pela digital.

Zuum - serviço de pagamentos móveis via celular da Telefonica International (Vivo), em parceria com a MasterCard. Funciona como uma conta corrente pré-paga no celular: permite transferir, receber, sacar dinheiro e recarregar os créditos a partir de qualquer modelo de celular Vivo.

Kiik - possibilita que o usuário pague a conta do restaurante diretamente de seu smartphone, rapidamente e sem pegar filas. O app está disponível para Android