Cuidar da sua saúde deve ser sua prioridade nº1

Encontrar uma razão para justificar a ausência de uma alimentação saudável e a falta de atividades físicas na rotina é fácil: ausência de tempo, dinheiro e estímulos. O resultado desse estilo de vida pode demorar a mostrar os resultados, mas eles sempre aparecem.

Se você acredita que preocupar-se com o corpo é uma questão apenas de saúde, engana-se, é uma questão financeira também. Os prejuízos de negligenciar os cuidados físicos são ainda maiores na melhor idade.

Orçamento

Se a desculpa para não incluir atividades físicas na rotina é a falta de dinheiro, você vai ter que se esforçar mais para ficar parado. Não é necessário academia ou um profissional te acompanhando todos os dias. Caminhar, correr e andar de bicicleta são atividades que podem ser feitas, por exemplo, em parques de forma gratuita. Alguns espaços públicos também oferecem aulas de alongamento, treinamento funcional e yoga para a comunidade. Busque se informar sobre as atividades do seu bairro.

Caso a prefeitura da sua cidade não disponibilize serviços semelhantes, junte um grupo de amigos e familiares e treinem juntos. Estabeleçam dias e horários para os encontros e definam uma atividade que agrade a maioria, pode ser um grupo de corrida ou de ciclismo. Essa atividade além de fazer bem para o corpo pode ser uma forma de criar laços.

Proteção

Manter-se ativo é sem dúvida o melhor jeito de evitar complicações com a saúde, porém alguns males independem da rotina de atividades físicas. Para essas questões, é essencial estar com o plano de saúde ativo.

É natural que durante a aposentadoria o uso do plano seja maior, sendo assim o valor das mensalidades sofrem ajustes consideráveis a partir dos 65 anos. Analise suas necessidades e escolha um serviço que ofereça o maior número possível de coberturas e benefícios. Não se esqueça que eventualmente haverá tratamentos e terapias que não serão cobertos pelo plano escolhido.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor disponibiliza, em seu site, um espaço com dúvidas comuns sobre planos de saúde, respondidas por especialistas. No local, também é possível acessar um manual que orienta o cidadão a evitar armadilhas relacionadas a esses planos.