Futuro tranquilo sem sacrificar o presente

Equilíbrio é a chave para viver bem e garantir uma boa aposentadoria

Contar com uma aposentadoria tranquila e poder usufruir desse momento da vida sem preocupar-se com a falta de dinheiro é o sonho de todo trabalhador brasileiro. Porém, para conquistar esse objetivo, é preciso fazer alguns sacrifícios no presente e, assim, garantir um futuro melhor. Certo? Errado, completamente errado! Segundo os especialistas em finanças, a palavra-chave é equilíbrio.

“Acredito que, assim como em tudo na vida, é preciso chegar ao meio-termo. Sacrificar o presente não é saudável, assim como também não é recomendável aproveitar tudo agora e não guardar nada para o futuro”, explica Letícia Camargo, educadora financeira certificada pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.

Para Letícia, é fundamental trabalhar com metas e um bom planejamento, dividindo os objetivos em curto, médio e longo prazos. “Quando temos objetivos claros, fica mais fácil manter a disciplina e poupar. Assim, é possível fazer as escolhas de modo mais consciente, obtendo satisfação em todos os momentos da vida. O segredo é saber quais são os gastos que contribuirão para alcançar as metas estabelecidas e quais são os desnecessários e até prejudiciais ao seu planejamento”, afirma.

É preciso lembrar que o dinheiro é uma ferramenta e que você pode utilizá-lo a seu favor ou contra você. “O importante não é deixar de gastar, mas saber onde usar o dinheiro de forma inteligente, para garantir um presente e um futuro melhores”, reforça o educador financeiro Edward Júnior.

De acordo com o profissional, uma pessoa que sacrifica o seu presente provavelmente não irá conseguir aproveitar as suas conquistas, nem mesmo na fase da aposentadoria. Isso porque a carga acumulada de estresse irá influenciá-lo negativamente, impedindo-o de desfrutar de sentimentos de satisfação e prazer, mesmo ao bater uma importante meta.

“Pense no que quer para a sua aposentadoria e no que quer para o momento que está vivendo hoje. E saiba diferenciar o que é desejo e o que é necessidade. Só assim você saberá por qual caminho iniciar o seu planejamento”, indica Luís Eduardo de Souza, especialista e palestrante de gestão em finanças pessoais.

Para viver melhor hoje e conquistar uma boa aposentadoria, os especialistas dão outras orientações:

  • Evite comprar qualquer coisa por impulso;
  • Comece a poupar, mesmo que seja bem pouco por mês, e vá aumentando gradativamente;
  • Escolha investimentos que se encaixam no seu perfil e no seu bolso. Se possível, diversifique as aplicações, tendo como prioridade formar um bom patrimônio na previdência complementar; 
  • Comece a investir cedo;
  • Trabalhe com um planejamento financeiro para o ano corrente, para os próximos anos e para a aposentadoria;
  • Controle seu orçamento doméstico semana a semana e nunca gaste mais do que tem na conta corrente.

*Os conteúdos deste portal têm caráter informativo e são produzidos pela empresa Engrenagem Virtual; não refletem necessariamente uma recomendação da Entidade.

 

Tags: economia na prática finanças futuro planejamento financeiro

Veja mais