#internationalcoffeeday: No dia internacional do café aprenda deliciosas receitas com a bebida

Além de muito consumido, o grão é democrático na culinária

Mesmo que de maneira não oficial, no dia 14 de abril é popularmente comemorado o Dia Mundial do Café. Ainda que não haja unanimidade acerca da data, uma das bebidas mais consumidas do mundo recebe homenagens oriundas de várias partes do mundo e em diferentes datas.

A Organização Internacional do Café (OIC) oficializou em 2015 o dia 1º de outubro como o Dia Internacional do Café. Naquele ano, em Milão, na Itália, foi realizada a primeira Celebração da então nova data oficial. Desde então os países filiados à entidade homenageiam o café no primeiro dia de outubro.

Apesar de também de comemorar no décimo mês do ano, o Brasil também tem um Dia Nacional do Café. Desde 2005, graças a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) o dia 24 de maio foi incluído no calendário de eventos como o Dia Nacional do Café.

Preferência dos brasileiros

Seja como for, em outubro, maio ou abril, o café é praticamente unanimidade no paladar do brasileiro e é a bebida mais querida em território nacional. Seja de manhã, na primeira refeição do dia, depois do almoço ou no fim do expediente, o cafézinho é preferência nos 4 cantos do país.

Historicamente falando, o café foi uma fonte de riqueza durante muito tempo. Quem não lembra das novelas antigas que retratavam grandes fazendas cafeicultoras? Durante boa parte dos anos XX, o café brasileiro mais conhecido em todo o mundo era o tipo Santos. O café santista era de qualidade e a facilidade de ter um dos maiores portos na cidade determinou a criação do Café Tipo Santos.

Que tal comemorar a data da melhor forma? Selecionamos 3 gostosas receitas com o ingrediente mais brasileiro do mundo, é só fazer, convidar alguém que ama e aproveitar.

1.       Café Mocha

Variação da bebida a base de café Bicerin Turim, o Café Mocha (pronuncia-se moca) é simples e fácil de fazer. Todos os 4 ingredientes levarão a mesma quantidade: 50ml. Ou seja, são 50ml de espresso, leite, espuma de leite para capuccino e creme de chocolate (ou ganache).

Coloque na xícara o espresso, o leite, o chocolate e, por fim, a espuma. A bebida pode também ser decorada com chantilly e/ou canela.

2.       Espresso Martini

Essa bebida, exclusiva para adultos, é bastante apreciada em bares e tem caráter gourmet. Seu modo de preparo, no entanto, é simples e seus ingredientes são de fácil acesso. Para preparar o drinque, é necessário uma dose de vodca, dois cubos de gelo, 60ml de café espresso em temperatura ambiente e meia dose de licor de café. Agora você só precisará misturar todos os ingredientes em uma coqueteleira e servir.

Fonte: http://revistacafeicultura.com.br/?mat=40384

Tags: café qualidadedevida

Veja mais