Mulheres do futuro sabem como cuidar do seu dinheiro

Estudo aponta que 45% das mulheres poupam para se prevenirem contra imprevistos

Em um passado não tão distante, o acesso das mulheres à educação financeira era mais restrito. O cenário mudou: os anos de estudo aumentaram e elas conquistaram cargos com salários cada vez maiores. Com isso, as responsabilidades cresceram, e a preocupação com um futuro tranquilo passou a ser uma constante.

Um estudo feito pela Sophia Mind – empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher – apontou que 75% das mulheres são responsáveis pelas despesas da casa, gerindo o orçamento; 45% poupam para se prevenirem contra imprevistos e 29% planejam o futuro.

Esse resultado confirma que as mulheres têm tendência a serem mais cautelosas e a pensarem mais sobre investimentos e riscos. Diferentemente dos homens, que são mais confiantes e se arriscam mais.

De acordo com o banco Itaú, em um apontamento sobre previdência complementar, 55% da fatia pertence a mulheres investidoras. 

A Claerte Martins (foto ao lado), de 59 anos, aderiu ao plano de previdência da Visão Prev depois de familiares e amigos, que trabalhavam na empresa e em estatais, falarem muito bem desse benefício: “Não vai ser preciso se preocupar com o futuro, porque ele estará garantido financeiramente. ”

Os benefícios da previdência complementar

Sandra Regina Gouvea (foto abaixo), de 57 anos, também participante da Visão Prev, conta que “uma pessoa jovem e já com filho, como era o meu caso, tinha que pensar em poupar para o futuro, precisava de segurança nessa aplicação e mais, seria muito bom que os rendimentos fossem superiores aos da poupança, aplicação mais comum e ideal para quem tinha pequenas quantias.”

Em amplo crescimento, a previdência garante estabilidade e qualidade de vida semelhantes ao que se tem antes de se aposentar. Outro ponto relevante de se fazer parte de um plano de previdência é ter um controle financeiro capaz de prover segurança.

“Sem dúvida, o que mantém o meu padrão de vida é o meu plano gerido pela Visão Prev, pois o que eu recebo do INSS dá para pagar somente o plano de saúde. Meu marido também é assistido da Visão Prev e, com o benefício, conseguimos fazer praticamente tudo o que fazíamos antes sem ter grandes preocupações com o que vai acontecer amanhã”, ressalta Claerte.

Ao ingressar no regime de previdência complementar, além de poder manter na aposentadoria um padrão de renda próximo ao que tinha quando estava em atividade é possível obter empréstimos e financiamentos com taxas menores. E, ainda, formar uma poupança a longo prazo, sendo um grande atrativo, pois reforça a segurança em casos de imprevistos.

Sandra afirma que “foi uma grande oportunidade de poupar, quando se recebia valores fora ao pagamento e ainda com a empresa contribuindo com o mesmo valor. Muito bom mesmo.

Hoje reconheço ainda mais o valor dessa decisão lá atrás. Aposentada e complementando meus ganhos com o benefício da Visão Prev foi bingo! Quem ‘arriscou’ só ganhou. Quem planta colhe!”, finaliza.

Se você ainda não está pensando no seu futuro, saiba que quanto antes se tornar uma mulher investidora, mais usufruirá de momentos de sossego no seu pós-carreira. Escolha o melhor para você.

Tags: diainternacionaldamulher finanças mulheresdofuturo

Veja mais