Os benefícios do diploma na sua carreira

O diploma deixou de ser um diferencial e virou uma necessidade

O mercado de trabalho se mostra cada vez mais competitivo e exigente. Se formos considerar a atual situação política e econômica do país, em que o desemprego aumentou ainda mais, a dificuldade de encontrar uma ocupação e construir uma carreira só aumenta. Há outro fator também a se levar em consideração: atingir a maturidade profissional é um sonho de muitos brasileiros e, para isso, é necessário encontrar o seu local no mercado de trabalho.

Para vencer tantos empecilhos, é importante entender que um curso de graduação é o diferencial que pode alavancar a sua carreira. Tenha em mente que uma empresa que paga bem os seus funcionários e oferece a eles bons cargos, além de uma boa estrutura e boas condições de trabalho, sempre terá como requisito fundamental o diploma de um curso superior.

Sabendo disso, ter em seu currículo um curso de graduação e todas as experiências que se pode extrair dele, como trabalhos voluntários, estágios e grupos de pesquisa são pontos positivos que irão trabalhar ao seu favor no momento em que se participa de um processo seletivo para conseguir um emprego em qualquer área. Ainda que ter um diploma muitas vezes não signifique que o profissional é necessariamente competente, tê-lo é o primeiro passo para se tornar um. Confira a seguir importantes benefícios de se ter um diploma para construir uma boa carreira profissional.

Escolha profissional

Esse ponto é crucial. Muitos jovens que se formam no ensino médio podem sentir dificuldades na hora de decidir qual faculdade fazer. As pressões em torno dessa importante decisão são muitas. Além de toda as mudanças relativas à fase da adolescência e a entrada da fase adulta, existe muita expectativa de familiares sobre qual carreira você irá seguir, aumentando ainda mais a dificuldade na tomada desta decisão.

Há outros elementos em torno da escolha de um curso. Sonho, interesse e vontade de seguir determinada carreira certamente são os principais. Além disso, essa escolha definirá várias vertentes por toda sua vida. Durante boa parte dos seus dias você estará trabalhando, portanto escolher o que cursar deve ser feito de maneira cautelosa. Tendo isso em mente, é importante saber que o diploma na grande maioria dos casos é crucial para que você possa ingressar no mercado de trabalho na área onde você deseja atuar.

O seu diploma será o seu cartão de visitas e o fato de você ser graduado abrirá portas e aumentará as chances de melhores oportunidades de emprego.

Capacitação

No momento em que o empregador tem em mãos o seu currículo, ele irá analisá-lo com base em suas competências profissionais. Para que ele escolha, dentre tantos outros concorrentes, é necessário que seu currículo seja competitivo. Essa é a primeira patente que seu curso de graduação irá te oferecer. Ela irá garantir ao empregador que você possui uma especialidade e está capacitado a executar funções de maneira mais qualificada por ter um estudo em determinada área.

Além disso, sua rotina durante a sua formação, assistir aulas, fazer provas e trabalhos, conviver com professores e alunos da mesma e de outras áreas é algo que trará conhecimento para toda a sua vida. Tudo isso te tornará um profissional mais capacitado, que estará um degrau acima na hora de buscar um emprego na área em que você está se formando.

Carreiras de Trabalho e Salários Maiores

Há muitas maneiras de se seguir uma carreira de trabalho. Cada uma delas tem sua especificidade e, dentro de cada carreira, campos de trabalho e áreas de atuação são diferentes. A possibilidade de construir uma carreira sólida de trabalho fica muito mais evidente quando se tem uma graduação superior em seu currículo. E, mesmo que nele você carregue outros tipos de cursos e experiências, é o diploma de ensino superior que vai te possibilitar ter contato com os mais diversos profissionais e pesquisadores de sua área.

Outro ponto muito favorável para o profissional graduado é o fato do salário dele ser maior. Se você possui um diploma de graduação, você possui competências maiores que um trabalhador comum. Logo, você está apto a ganhar mais do que alguém que parou os seus estudos no ensino médio. Os números variam, mas em média, um trabalhador diplomado ganha 140% a mais do que o que não possui graduação.

Continuidade Acadêmica

Você já está graduado e empregado. Do que mais você precisa? Certamente de uma especialização. E isso, naturalmente, quem decidirá é você. Como o mercado de trabalho fica mais competitivo a cada ano que se passa, você terá a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos. A possibilidade de ser fazer pós-graduação, mestrado, doutorado poderá garantir a você níveis diferentes de especialização na sua área.

Não importa qual o curso que você escolha, uma coisa é fato: a graduação faz toda a diferença na vida do ser humano e pode ser uma porta para um futuro muito melhor.

Tags: carreira diploma profissão

Veja mais