Série #ConsumoConsciente: como evitar impactos coletivos, sociais, econômicos e ambientais do consumo desenfreado

É importante buscar o equilíbrio entre adquirir o que você precisa e se manter atento para se tornar um consumidor social, ambiental e economicamente sustentável

Além de exercer influência sobre o nosso orçamento de maneira individual, as nossas decisões de consumo afetam também os recursos naturais que estão disponíveis no nosso planeta.

Se considerarmos que esses recursos são essenciais para a vida dos homens e animais, podemos concluir que a maneira como escolhemos consumir afetam a sobrevivência da atual geração e das gerações futuras.

Existem benefícios ao meio ambiente e ainda diversas vantagens sociais e econômicas para as pessoas que escolhem consumir de maneira consciente. O consumo consciente incorpora considerações sociais e ambientais aos conceitos da educação financeira. Entre eles, estão os modos de produção, a quantidade e qualidade de matérias-primas, tipo e qualidade da mão de obra, produção e descarte de resíduos.

Consumir de maneira consciente, com a compra de produtos e serviços ambientalmente responsáveis, com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente, pode trazer influências positivas no campo ambiental, social e econômico, sem prejudicar a qualidade do consumo.

Por isso, esteja atento a essas questões quando for escolher os produtos, os serviços e as marcas que você for consumir. Suas decisões relacionadas às compras que no futuro e gerar impactos positivos para o planeta Terra.

Tags: consumoconsciente finanças

Veja mais