Vença a vergonha e aprenda a pedir descontos

Dicas facilitam comunicação com vendedor e diminuem constrangimento

Saber expressar o que deseja, defender seus argumentos e ser flexível para chegar a um consenso são passos fundamentais para se sair bem em todo o tipo de negociação, inclusive as que envolvem dinheiro. Uma boa comunicação pode ajudar a garantir descontos e condições facilitadas de pagamento na hora da compra e até juros mais baixos, quando você precisa de crédito. “Vencer a vergonha e pedir um desconto, por exemplo, muitas vezes resulta em negócios mais vantajosos”, atesta a planejadora financeira Sylvia Nunes, que tem MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mas se você fica tímido só de pensar em abordar um vendedor e pechinchar, aí vão algumas orientações que podem ajudá-lo a melhorar a oratória.

  • Antes de falar, respire fundo, pelo menos três vezes. A prática favorece o relaxamento.
  • Tenha em mente o que vai dizer. Se necessário, fale consigo mesmo antes, como se estivesse ensaiando.
  • No momento da aproximação, vale recorrer ao bom humor para quebrar o gelo. Você pode, por exemplo, dizer que a pessoa se parece com alguém famoso. Se ganhar a simpatia do outro, será ainda mais fácil chegar a um bom acordo.
  • Se quiser ser entendido, fale devagar, pronunciando todas as sílabas das palavras.
  • Não confie na memória. Se necessário, faça anotações sobre os pontos mais importantes de sua fala. Se vai negociar um desconto, por exemplo, anote o preço do produto na loja e o da concorrência. Se quer pagar em vezes, leve anotado o valor máximo com o qual pode se comprometer para cada parcela. Tudo isso ajuda a argumentar.
  • Aceite que todas as pessoas têm algum tipo de medo. Mas, para vencê-lo, uma medida importante é analisá-lo à luz da razão. O pior que pode acontecer é você não obter sucesso com a proposta apresentada, não é mesmo? E o ‘não’ você já tem, certo?
  • Você não precisa fechar negócio logo na primeira oportunidade, se sentir que não conseguiu se sair bem na conversa. Nesse caso, diga que vai pensar e que entra em contato depois. E entre mesmo. Quanto mais você se comunicar, mais se tornará experiente no assunto.

 

Tags: consumo crédito economia na prática orçamento

Veja mais