Vivencie o romantismo do Dia dos Namorados sem prejudicar seu orçamento

Confira 7 dicas para homenagear a pessoa amada com economia

Sabemos que celebrar a vida com quem a gente ama não tem hora nem lugar. Diariamente devemos cuidar com carinho do nosso amorzão. Entretanto, no calendário há um dia só para expressar esse momento e fortalecer os laços de amor: o Dia dos Namorados.

 A tradição do dia 12 de junho, data escolhida para homenagear os namorados, é presentear com mimos especiais, que vão desde delicados bombons até exuberantes joias e etc.

O comércio se prepara e aguarda com expectativa pela data, já que a procura por presentes gera um aumento considerável nas vendas. E isso significa atingir públicos variados: tem para todos os bolsos.

O que vale mesmo é demonstrar o carinho de forma consciente, sem sair do seu planejamento financeiro. Sim, isso é possível! Não cair nas armadilhas na hora da compra pode garantir um Dia dos Namorados mais tranquilo e econômico.

Pensando nisso, apresentamos 7 maneiras de celebrar o amor sem perder o foco nas finanças:

1. Organize-se

É importante saber quanto você poderá despender e o que se pretende fazer na data. Pesquise os preços dos lugares, dos presentes e do tipo de alimentação e coloque tudo em uma planilha para mensurar os gastos.

2. Fuja de aglomeração

A dica é evitar filas longas em bares, cinemas e restaurantes requisitados. Permanecer parados, aguardando, pode gerar um grande desânimo e acabar com o clima da data. Opte por uma programação alternativa, como um passeio no fim de tarde no parque, com direito a um piquenique, por exemplo. Ideia romântica e bem mais econômica.

3. Prepare o jantar

Que tal fazer um jantarzinho? Isso garantirá um clima aconchegante em casa e evitará gastos exorbitantes. Antes, faça uma lista do que pretende cozinhar e vá ao supermercado, verificando sempre as ofertas. Ah, não se esqueça das velas!

4. Faça você mesmo

Junte o romantismo com a criatividade e crie um presente especial para o seu amor. Pode ser um cartão personalizado, um quadro com fotos de vocês, uma caixa decorada com itens saborosos ou um livro-surpresa repleto de bombons.

5. Evite as compras por impulso

Mesmo que seu amor mereça ganhar o melhor presente do mundo, entenda que uma atitude impulsiva pode prejudicar todo o seu orçamento. Controle os gastos sem assumir parcelas a perder de vista e sem dar um passo maior do que pode dar.

6. Despesas divididas

Antes de decidir o que fazer ou quanto gastar, é fundamental conversar com o(a) parceiro(a). Deve-se chegar a um consenso respeitando as finanças e também os gostos de cada um. O ideal é dividir a conta. Se um pagar o restaurante, o outro pode arcar com o estacionamento ou combustível, por exemplo.

7. Proponha um planejamento a dois

Estabelecer metas e objetivos é iniciar um plano de realizações de pequenos sonhos. Vocês podem planejar ir a um show de uma banda internacional ou guardar dinheiro para uma viagem juntos, por exemplo. Seja qual for o sonho compartilhado, essa atitude fortalecerá a relação e criará uma disciplina ao iniciar qualquer planejamento financeiro – quem sabe não vem uma grande festa de casamento por aí, não é?

Aproveite o Dia dos Namorados para fortalecer os laços de maneira singela, lembrando que o amor verdadeiro, o respeito e a lealdade são os melhores presentes que alguém pode ganhar.

Feliz Dia dos Namorados!

Tags: amor namorados orçamento planejamentofinanceiro presentes

Veja mais